Porque você deve controlar seu peso?

Porque você deve controlar seu peso?

O controle de peso significa manter um peso saudável e adequado para cada biótipo.Mas é ainda mais importante para a saúde e expectativa de vida, pois o excesso de peso aumenta os riscos de uma série de doenças.Manter um peso adequado, ser fisicamente ativo e ter uma boa alimentação são aspectos importantes de uma vida saudável.

porque voce deve controlar o peso

Porque você deve controlar seu peso?

Por mais que algumas pessoas percam medidas sem dificuldades, a parte complicada do processo é controlá-las, já que é preciso ter disciplina e dedicação todos os dias.

Nesse processo, deve-se ter atenção ao consumo de calorias, além de balanceá-lo com atividades e exercícios físicos.

Por fim, ingerir os alimentos certos e dar ao corpo todos os nutrientes de que ele precisa também são essenciais para se manter um peso saudável e deixar o organismo bem de forma geral.

Porque você deve controlar seu peso?

Benefícios

Várias pesquisas indicam que perder apenas 10% de peso corporal excessivo reduz a tensão arterial, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares como o AVC

Perder peso reduz o colesterol no sangue e os níveis de triglicéridos, ambos associados ao aumento do risco de ocorrência de doenças cardiovasculares.

Porque você deve controlar seu peso?

Perder peso não só reduzirá o seu risco de desenvolver osteoartrite, como diminuirá a pressão nas articulações que suportam o peso, como as ancas, os joelhos e a parte inferior da coluna, que se encontrem afetadas pela osteoartrite.

apneia do sono é um problema grave intimamente associado ao peso excessivo. A perda de peso melhora normalmente esta situação.

Estas são  dicas importante Porque você deve controlar seu peso

[captura]

Problemas

Um dos problemas que engordar e emagrecer com frequência pode causar é o aumento da pressão arterial e do colesterol.

Porque você deve controlar seu peso?

Além disso, quando a pessoa está acima do peso, há um acúmulo de gordura na região do abdômen – perigoso para o funcionamento do coração – que é mais difícil de eliminar após um longo período de sobrepeso.

Realizar dietas radicais para que o processo de emagrecimento seja mais rápido é outro problema gerado pelo efeito sanfona.

Na verdade, essa medida dificulta a perda de peso, pois o cérebro pode interpretar que existe uma ameaça e precisa estocar suprimento para continuar funcionando normalmente.

É importante considerar também que o sobrepeso pode desencadear em doença nas artérias coronárias, pressão alta, AVC ou derrame cerebral, diabetes tipo 2, níveis anormais de gorduras no sangue, síndrome metabólica, câncer, osteoartrite, apneia do sono, entre diversos outros problemas.

Como o peso excessivo torna mais difícil a prática de exercício regular, é provável que entre num ciclo vicioso que leva ao aumento dos riscos de saúde e perda de forma física. Uma perda de peso de apenas 10% pode melhorar a sua saúde.

Ter demasiado peso exige mais esforço do seu coração e de outros órgãos, assim como das articulações que suportam o peso, e aumenta o risco de ocorrência de uma série de problemas de saúde graves, incluindo doenças cardiovasculares como a tensão arterial elevada, doenças respiratórias, osteoartrite, cálculo biliar e certos cancros.

Solução

Jovem medindo sua cintura por fita métrica. Foto gratuita

Para manter um peso saudável, precisa de adaptar uma estratégia que funcione a longo prazo.

Muitas dietas de emagrecimento prometem resultados rápidos, mas não controlam o peso a longo prazo.

1) Estabeleça metas e crie hábitos: tratando-se de vida profissional e pessoal, estabeleça metas de curto, médio e longo prazo.

Por exemplo: estipule perder peso por semana. Treine duas, três ou mais vezes por semana.

2) Tenha um estilo de vida ativo: realize atividades físicas de que você goste e tente variar para evitar a monotonia.

À medida que você for ficando mais treinado, prefira os treinos mais curtos e de alta intensidade aos de longa duração, pois precisamos priorizar nossos estudos.

3) Tenha consciência da importância de uma vida saudável: lembre-se de que uma mente sã e um corpo são poderão trazer melhores resultados em sua vida. Porque você deve controlar seu peso?

4) Siga uma alimentação saudável: não falo em dieta; mas, sim, em refeições equilibradas (verduras, legumes, gordura, proteína e carboidrato), de modo a criar um hábito alimentar saudável. Criar regras, como dietas, por exemplo, pode frustrar o objetivo alimentar.

Caso você passe o dia todo numa biblioteca ou sala de estudo e, ainda, crie regras para se alimentar, o plano alimentar pode não ser seguido provavelmente. Para mais detalhes, converse com nossa nutricionista @fabiananutricionista.

5) Beba bastante água: a falta de água pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga.
Portanto, exercícios físicos regulares, combinados com uma alimentação saudável, são a melhor maneira de atingir e manter um peso corporal ideal, contribuindo, significativamente, para a sua saúde física e seu bem-estar.

Porque você deve controlar seu peso?

A seguir, algumas dicas para controlar o peso de forma saudável:

Em primeiro lugar o consumo de alimentos ricos em proteínas, vitaminas, minerais, etc. com uma quantidade pequena de calorias, diminuindo o consumo daqueles alimentos ricos em gorduras saturadas. Priorize o consumo de frutas, verduras e legumes sobre carnes vermelhas, evite os deliciosos cheese burgers, pizzas e coisas do estilo, tente pensar neles como luxos ou gostos a serem satisfeitos de tanto em tanto tempo ao invés de ser sua dieta cotidiana.

No caso do Brasil não é tão complicado tendo em conta a riqueza e variedade de frutas que crescem em abundancia em todo o território!

E tudo isso combinado com exercícios físicos regulares. Sempre que puder faça uma caminhada, leve as crianças na pracinha, ao incorporar esses costumes no dia a dia, em pouco tempo você vai notar a diferença. E não tem nada mais agradável do que conseguir tanto com tão pouco!! Não custa nada tentar, os benefícios são imensos, não vai se arrepender!

Porque você deve controlar seu peso?

Envie seu comentário